III SEMANA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | ALEGRE

Matemática e práticas educacionais: por uma abordagem problematizada!

13 a 16 de novembro de 2023

Programação

Confira a programação dos 4 dias da III SEMAT


Atenção: quando clicar no dia desejado, sua programação se abrirá ao final da lista abaixo!

13/11

15:30 - 17:20

Credenciamento

Local: Prédio Central

17:30 - 18:00

Credenciamento

Local: CREAD

18:00 - 18:30

Apresentação Cultural e mesa de abertura

Local: CREAD

18:30 - 19:30

Palestra de abertura: Por uma matemática problematizada, por uma Educação como Reinvenção!
Palestrante: Victor Giraldo

Local: CREAD

19:30 - 20:00

Intervalo

20:00 - 22:00

Minicursos 1, 4 e 5

Prof. Lucas Medeiros e Melo e Prof. Victor Giraldo

Duração: 04 horas

Resumo: Neste minicurso, utilizamos o software GeoGebra para construir materiais de ensino de tópicos de Matemática que podem ser utilizados na Educação Básica e no Ensino Superior. Os tópicos são tratados de acordo com a perspectiva da Abordagem Problematizada. Os assuntos abordados são: taxas de variação; parábola como lugar geométrico e aspectos gráficos das funções quadráticas; problematizando hipóteses do Teorema do Valor Médio. Público alvo: Professores que ensinam Matemática e Licenciandos em Matemática.

Profª Lorena Mara Costa

Duração: 04 horas

Resumo: A teoria de álgebras com identidades polinomiais é uma área da álgebra que investiga a estrutura algébrica de conjuntos com operações e relações satisfazendo certas equações polinomiais e é bem conhecida como PI-álgebras. Definimos por Id(A) o conjunto de todas as identidades polinomiais de uma PI-álgebra. Iniciaremos exemplificando algumas PI- álgebras que são muito importantes no PI-teoria e exibiremos, assim que possível, o seu respectivo conjunto finitamente gerado por identidades polinomiais multilineares. Em sequência, apresentaremos o conceito da sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra e suas principais propriedades. Por fim, será tratado o Teorema de Kemer, resultado esse de muita relevância na PI-teoria, que classifica a sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra de dimensão finita sobre um corpo de característica zero de crescimento quase polinomial.

Profª Andressa C. de Moura Oliveira

Duração: 02 horas

Resumo: A Taxonomia de Bloom, de modo geral, visa categorizar o desenvolvimento dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. Neste minicurso, vamos estudar o domínio cognitivo e suas seis principais categorias que são conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Faremos uma relação das seis categorias do domínio cognitivo com o desenvolvimento de objetivos instrucionais (educacionais) no ensino de Matemática, abordando objetos de conhecimento específicos e questões de provas como o ENADE e o PAEBES Tri.

14/11

13:30 - 14:30

Comunicação Oral

Local: Auditório do Prédio Central

14:30 - 15:30

Palestra 1: É possível ganhar dinheiro com apostas esportivas?

Local: Auditório do Prédio Central

15:30 - 16:00

Intervalo

16:00 - 17:00

Palestra 2: Quanto custa completar um álbum de figurinhas?

Local: Auditório do Prédio Central

17:00 - 18:00

Intervalo

18:00 - 19:00

Mesa redonda 1: Desafios da problematização da matemática na formação de professores (Victor Giraldo, Lauro Sá e Lucas Melo)

Local: Auditório do Prédio Central

19:00 - 19:30

Intervalo

20:00 - 22:00

Minicursos 1, 2, 3 e 4

Prof. Lucas Medeiros e Melo e Prof. Victor Giraldo

Duração: 04 horas

Resumo: Neste minicurso, utilizamos o software GeoGebra para construir materiais de ensino de tópicos de Matemática que podem ser utilizados na Educação Básica e no Ensino Superior. Os tópicos são tratados de acordo com a perspectiva da Abordagem Problematizada. Os assuntos abordados são: taxas de variação; parábola como lugar geométrico e aspectos gráficos das funções quadráticas; problematizando hipóteses do Teorema do Valor Médio. Público alvo: Professores que ensinam Matemática e Licenciandos em Matemática.

Prof. Gabriel Lessa Lavagnoli

Duração: 04 horas

Resumo: Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, o LibreOffice Calc e o Google Sheets, são ferramentas digitais versáteis, que permitem o tratamento e manipulação de dados em formato de tabelas. São fortemente usadas em diversos setores e podem ser poderosas ferramentas no ensino de diversos tópicos da matemática, devido a possibilidade de simular facilmente situações complexas. A proposta do minicurso é explorar de forma prática o uso das planilhas eletrônicas no cálculo de áreas figuras não regulares e na compreensão de conceitos estatísticos como média, mediana e desvio padrão, baseado em simulações e em cenários contextualizados.

Tharso Dominisini Fernandes

Duração: 04 horas

Resumo: Certos problemas de probabilidade apresentam soluções que desafiam a intuição humana, e um exemplo notável disso é o paradoxo dos aniversários. Imagine que você deseja reunir um grupo de pessoas de tal forma que a probabilidade de pelo menos duas delas fazerem aniversário no mesmo dia seja de 50%. Dado que um ano tem 365 dias (desconsiderando anos bissextos), nossa intuição nos levaria a acreditar que seriam necessárias cerca de 182 pessoas para atingir essa probabilidade. No entanto, a resposta surpreendente para esse problema é que apenas 23 pessoas são necessárias para garantir essa chance. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é abordar diversos problemas da área de probabilidade, analisando suas soluções analíticas e criando simulações usando a linguagem Python para melhor compreensão teórica. No caso do paradoxo dos aniversários, vamos organizar encontros com pessoas nascidas em datas aleatórias e analisar quantas vezes ocorrem coincidências de aniversários.

Profª Lorena Mara Costa

Duração: 04 horas

Resumo: A teoria de álgebras com identidades polinomiais é uma área da álgebra que investiga a estrutura algébrica de conjuntos com operações e relações satisfazendo certas equações polinomiais e é bem conhecida como PI-álgebras. Definimos por Id(A) o conjunto de todas as identidades polinomiais de uma PI-álgebra. Iniciaremos exemplificando algumas PI- álgebras que são muito importantes no PI-teoria e exibiremos, assim que possível, o seu respectivo conjunto finitamente gerado por identidades polinomiais multilineares. Em sequência, apresentaremos o conceito da sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra e suas principais propriedades. Por fim, será tratado o Teorema de Kemer, resultado esse de muita relevância na PI-teoria, que classifica a sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra de dimensão finita sobre um corpo de característica zero de crescimento quase polinomial.

15/11

13:30 - 15:30

Minicursos 2 e 3

Prof. Gabriel Lessa Lavagnoli

Duração: 04 horas

Resumo: Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, o LibreOffice Calc e o Google Sheets, são ferramentas digitais versáteis, que permitem o tratamento e manipulação de dados em formato de tabelas. São fortemente usadas em diversos setores e podem ser poderosas ferramentas no ensino de diversos tópicos da matemática, devido a possibilidade de simular facilmente situações complexas. A proposta do minicurso é explorar de forma prática o uso das planilhas eletrônicas no cálculo de áreas figuras não regulares e na compreensão de conceitos estatísticos como média, mediana e desvio padrão, baseado em simulações e em cenários contextualizados. .

Tharso Dominisini Fernandes

Duração: 04 horas

Resumo: Certos problemas de probabilidade apresentam soluções que desafiam a intuição humana, e um exemplo notável disso é o paradoxo dos aniversários. Imagine que você deseja reunir um grupo de pessoas de tal forma que a probabilidade de pelo menos duas delas fazerem aniversário no mesmo dia seja de 50%. Dado que um ano tem 365 dias (desconsiderando anos bissextos), nossa intuição nos levaria a acreditar que seriam necessárias cerca de 182 pessoas para atingir essa probabilidade. No entanto, a resposta surpreendente para esse problema é que apenas 23 pessoas são necessárias para garantir essa chance. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é abordar diversos problemas da área de probabilidade, analisando suas soluções analíticas e criando simulações usando a linguagem Python para melhor compreensão teórica. No caso do paradoxo dos aniversários, vamos organizar encontros com pessoas nascidas em datas aleatórias e analisar quantas vezes ocorrem coincidências de aniversários.

15:30 - 16:30

Apresentação de pôsteres

Entrada do Prédio Novo

16:30 - 17:30

Palestra:A Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. Palestrante:Cássio Lima Vargas

Auditório do Prédio administrativo

17:30 - 19:00

Intervalo

19:00

Confraternização (por adesão)

Sabores Garcia(Clube da AABB)

16/11

13:15 - 14:30

Comunicação Oral

Auditório do Prédio Central

14:30 - 15:30

Palestra: Educação Estatística: desafios e possibilidades. Palestrante: Geovane Barbosa

Auditório do Prédio Central

15:30 - 16:00

Intervalo

16:00 - 17:00

Palestra: Estabelecendo relações entre a matemática acadêmica e a matemática escolar. Palestrante: Jorge Gualandi

Auditório do Prédio Central

17:00 - 18:00

Intervalo

18:00 - 19:00

Mesa redonda: Vivências e experiências pós licenciatura em Matemática: o que temos para contar? (Delaine Soroldoni, Paola França e Feliphe Delaroli)

Auditório do Prédio administrativo

19:00 - 19:30

Encerramento