Programação
Confira a programação dos 4 dias da III SEMAT
Atenção: quando clicar no dia desejado, sua programação se abrirá ao final da lista abaixo!
13/11
15:30 - 17:20
Credenciamento
Local: Prédio Central
17:30 - 18:00
Credenciamento
Local: CREAD
18:00 - 18:30
Apresentação Cultural e mesa de abertura
Local: CREAD
18:30 - 19:30
Palestra de abertura: Por uma matemática problematizada, por uma Educação como Reinvenção!
Palestrante: Victor Giraldo
Local: CREAD
19:30 - 20:00
Intervalo
20:00 - 22:00
Minicursos 1, 4 e 5
Prof. Lucas Medeiros e Melo e Prof. Victor Giraldo
Duração: 04 horas
Resumo: Neste minicurso, utilizamos o software GeoGebra para construir materiais de ensino de tópicos de Matemática que podem ser utilizados na Educação Básica e no Ensino Superior. Os tópicos são tratados de acordo com a perspectiva da Abordagem Problematizada. Os assuntos abordados são: taxas de variação; parábola como lugar geométrico e aspectos gráficos das funções quadráticas; problematizando hipóteses do Teorema do Valor Médio. Público alvo: Professores que ensinam Matemática e Licenciandos em Matemática.
Profª Lorena Mara Costa
Duração: 04 horas
Resumo: A teoria de álgebras com identidades polinomiais é uma área da álgebra que investiga a estrutura algébrica de conjuntos com operações e relações satisfazendo certas equações polinomiais e é bem conhecida como PI-álgebras. Definimos por Id(A) o conjunto de todas as identidades polinomiais de uma PI-álgebra. Iniciaremos exemplificando algumas PI- álgebras que são muito importantes no PI-teoria e exibiremos, assim que possível, o seu respectivo conjunto finitamente gerado por identidades polinomiais multilineares. Em sequência, apresentaremos o conceito da sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra e suas principais propriedades. Por fim, será tratado o Teorema de Kemer, resultado esse de muita relevância na PI-teoria, que classifica a sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra de dimensão finita sobre um corpo de característica zero de crescimento quase polinomial.
Profª Andressa C. de Moura Oliveira
Duração: 02 horas
Resumo: A Taxonomia de Bloom, de modo geral, visa categorizar o desenvolvimento dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. Neste minicurso, vamos estudar o domínio cognitivo e suas seis principais categorias que são conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Faremos uma relação das seis categorias do domínio cognitivo com o desenvolvimento de objetivos instrucionais (educacionais) no ensino de Matemática, abordando objetos de conhecimento específicos e questões de provas como o ENADE e o PAEBES Tri.
14/11
13:30 - 14:30
Comunicação Oral
Local: Auditório do Prédio Central
14:30 - 15:30
Palestra 1: É possível ganhar dinheiro com apostas esportivas?
Local: Auditório do Prédio Central
15:30 - 16:00
Intervalo
16:00 - 17:00
Palestra 2: Quanto custa completar um álbum de figurinhas?
Local: Auditório do Prédio Central
17:00 - 18:00
Intervalo
18:00 - 19:00
Mesa redonda 1: Desafios da problematização da matemática na formação de professores (Victor Giraldo, Lauro Sá e Lucas Melo)
Local: Auditório do Prédio Central
19:00 - 19:30
Intervalo
20:00 - 22:00
Minicursos 1, 2, 3 e 4
Prof. Lucas Medeiros e Melo e Prof. Victor Giraldo
Duração: 04 horas
Resumo: Neste minicurso, utilizamos o software GeoGebra para construir materiais de ensino de tópicos de Matemática que podem ser utilizados na Educação Básica e no Ensino Superior. Os tópicos são tratados de acordo com a perspectiva da Abordagem Problematizada. Os assuntos abordados são: taxas de variação; parábola como lugar geométrico e aspectos gráficos das funções quadráticas; problematizando hipóteses do Teorema do Valor Médio. Público alvo: Professores que ensinam Matemática e Licenciandos em Matemática.
Prof. Gabriel Lessa Lavagnoli
Duração: 04 horas
Resumo: Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, o LibreOffice Calc e o Google Sheets, são ferramentas digitais versáteis, que permitem o tratamento e manipulação de dados em formato de tabelas. São fortemente usadas em diversos setores e podem ser poderosas ferramentas no ensino de diversos tópicos da matemática, devido a possibilidade de simular facilmente situações complexas. A proposta do minicurso é explorar de forma prática o uso das planilhas eletrônicas no cálculo de áreas figuras não regulares e na compreensão de conceitos estatísticos como média, mediana e desvio padrão, baseado em simulações e em cenários contextualizados.
Tharso Dominisini Fernandes
Duração: 04 horas
Resumo: Certos problemas de probabilidade apresentam soluções que desafiam a intuição humana, e um exemplo notável disso é o paradoxo dos aniversários. Imagine que você deseja reunir um grupo de pessoas de tal forma que a probabilidade de pelo menos duas delas fazerem aniversário no mesmo dia seja de 50%. Dado que um ano tem 365 dias (desconsiderando anos bissextos), nossa intuição nos levaria a acreditar que seriam necessárias cerca de 182 pessoas para atingir essa probabilidade. No entanto, a resposta surpreendente para esse problema é que apenas 23 pessoas são necessárias para garantir essa chance. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é abordar diversos problemas da área de probabilidade, analisando suas soluções analíticas e criando simulações usando a linguagem Python para melhor compreensão teórica. No caso do paradoxo dos aniversários, vamos organizar encontros com pessoas nascidas em datas aleatórias e analisar quantas vezes ocorrem coincidências de aniversários.
Profª Lorena Mara Costa
Duração: 04 horas
Resumo: A teoria de álgebras com identidades polinomiais é uma área da álgebra que investiga a estrutura algébrica de conjuntos com operações e relações satisfazendo certas equações polinomiais e é bem conhecida como PI-álgebras. Definimos por Id(A) o conjunto de todas as identidades polinomiais de uma PI-álgebra. Iniciaremos exemplificando algumas PI- álgebras que são muito importantes no PI-teoria e exibiremos, assim que possível, o seu respectivo conjunto finitamente gerado por identidades polinomiais multilineares. Em sequência, apresentaremos o conceito da sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra e suas principais propriedades. Por fim, será tratado o Teorema de Kemer, resultado esse de muita relevância na PI-teoria, que classifica a sequência da n-ésima codimensão de uma PI-álgebra de dimensão finita sobre um corpo de característica zero de crescimento quase polinomial.
15/11
13:30 - 15:30
Minicursos 2 e 3
Prof. Gabriel Lessa Lavagnoli
Duração: 04 horas
Resumo: Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, o LibreOffice Calc e o Google Sheets, são ferramentas digitais versáteis, que permitem o tratamento e manipulação de dados em formato de tabelas. São fortemente usadas em diversos setores e podem ser poderosas ferramentas no ensino de diversos tópicos da matemática, devido a possibilidade de simular facilmente situações complexas. A proposta do minicurso é explorar de forma prática o uso das planilhas eletrônicas no cálculo de áreas figuras não regulares e na compreensão de conceitos estatísticos como média, mediana e desvio padrão, baseado em simulações e em cenários contextualizados. .
Tharso Dominisini Fernandes
Duração: 04 horas
Resumo: Certos problemas de probabilidade apresentam soluções que desafiam a intuição humana, e um exemplo notável disso é o paradoxo dos aniversários. Imagine que você deseja reunir um grupo de pessoas de tal forma que a probabilidade de pelo menos duas delas fazerem aniversário no mesmo dia seja de 50%. Dado que um ano tem 365 dias (desconsiderando anos bissextos), nossa intuição nos levaria a acreditar que seriam necessárias cerca de 182 pessoas para atingir essa probabilidade. No entanto, a resposta surpreendente para esse problema é que apenas 23 pessoas são necessárias para garantir essa chance. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é abordar diversos problemas da área de probabilidade, analisando suas soluções analíticas e criando simulações usando a linguagem Python para melhor compreensão teórica. No caso do paradoxo dos aniversários, vamos organizar encontros com pessoas nascidas em datas aleatórias e analisar quantas vezes ocorrem coincidências de aniversários.
15:30 - 16:30
Apresentação de pôsteres
Entrada do Prédio Novo
16:30 - 17:30
Palestra:A Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. Palestrante:Cássio Lima Vargas
Auditório do Prédio administrativo
17:30 - 19:00
Intervalo
19:00
Confraternização (por adesão)
Sabores Garcia(Clube da AABB)
16/11
13:15 - 14:30
Comunicação Oral
Auditório do Prédio Central
14:30 - 15:30
Palestra: Educação Estatística: desafios e possibilidades. Palestrante: Geovane Barbosa
Auditório do Prédio Central
15:30 - 16:00
Intervalo
16:00 - 17:00
Palestra: Estabelecendo relações entre a matemática acadêmica e a matemática escolar. Palestrante: Jorge Gualandi
Auditório do Prédio Central
17:00 - 18:00
Intervalo
18:00 - 19:00
Mesa redonda: Vivências e experiências pós licenciatura em Matemática: o que temos para contar? (Delaine Soroldoni, Paola França e Feliphe Delaroli)
Auditório do Prédio administrativo
19:00 - 19:30
Encerramento